segunda-feira, 14 de julho de 2025

INTERTEMPORADA preparatória para o Campeonato Brasileiro Série D 2025 - Jogo Treino no Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube

Esse Campeonato Brasileiro da Série D 2025 trabalhando na equipe do ESPORTE CLUBE ÁGUA SANTA de Diadema SP, ficará marcado em minha carreira profissional como sendo o primeiro disputado nessa divisão, além de me permitir completar o siclo nas Quatro Séries do Campeonato Brasileiro - A B C D.

Na fase preparatória á essa competição, formatamos vários jogos treinos, intercalando os mesmos ás sessões de Treinamentos Físicos - Técnicos e Táticos, como forma de executarmos na prática todos os conceitos elaborados e executados separadamente, com um ingrediente de responsabilidade mais avançada pela exposição dos mesmos.

A qualidade dos adversários também foi bem analisada, para que pudéssemos evoluir substancialmente, sendo mais exigidos gradativamente com o passar das semanas de treinamento.

Chegamos então ao jogo contra o Santos Futebol Clube em seu Centro de Treinamento - REI PELÉ onde nos deparamos com a oportunidade de enfrentar o NEYMAR, que estava retornando de um período pós Cirúrgico.

Eu já havia trabalhado contra o Santos Futebol Clube com o Neymar em campo, mas presenciar seu retorno em um jogo treino contra a minha equipe foi notório, pois trata-se de um dos melhores atletas de Futebol Profissional do mundo.

Nessa ocasião também, pude reencontrar o meu querido amigo RICARDO ROSA, Preparador Físico particular do Neymar há anos e também um dos mais conceituados Profissionais da Preparação Física Brasileira. 

Trabalhamos juntos no Sport Clube Corinthians Paulista em 2000 e formatamos uma amizade muito sincera e prazeirosa desde então.

Para completar os abençoados encontros, pude conversar com o querido CÉSAR SAMPAIO, adversário desde os tempos do Palmeiras Parmalat  1992 e por quem sempre nutri um grandioso respeito.

O Futebol sempre foi a minha atividade profissional e a vereda por onde Deus tem me usado para testemunhar a seu respeito, além de conquistar amigos muito queridos ao longo desses meus 37 anos como Preparador Físico.

Continuo minha caminhada profissional alicerçado em Deus, rumo ao meu 38 clube.


quarta-feira, 16 de abril de 2025

GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE - MONITORAMENTO GERAL {Campeonato Paulista - Série A2 2025}


   O Brasil é um pais com dimensões Continentais e, em consequência desse fato, alguns Estados como o de São Paulo são imensos, exigindo longos traslados de algumas equipes de futebol, quando da disputa do campeonato regional em suas diversas séries, como é o caso do
Grêmio Desportivo Prudente, da cidade de Presidente Prudente, situada no Oeste do Estado.

   Devido à Copa do Mundo de Clubes da FIFA a ser disputado entre 15 junho a 13 julho nos Estados Unidos, as competições Regionais, e por conseguinte, Nacionais, foram todas antecipadas em suas datas convencionais, ocasionando uma redução de datas disponíveis para os jogos.

   Com isso, o Campeonato Paulista Série A2 foi disputado entre os dias 15 Janeiro e 06 abril, sendo nossa participação findada em 8 março pois não nos classificamos para os jogos eliminatórios.

   Realizamos na primeira fase 15 jogos, sendo 8 fora de casa e 7 em Presidente Prudente, totalizando 7420km em viagens rodoviárias, sendo a viagem mais curta para a cidade de Araraquara (7 horas), e a mais longa para a cidade de Santos (11 horas, sendo esse período apenas de ida).


   A cada retorno dos jogos realizados sempre às quartas-feiras, alternando entre os períodos noturno e diurno (excessão ao último jogo realizado em um sábado), chegávamos a Presidente Prudente na madrugada de quinta-feira e sempre com o jogo seguinte agendado para o sábado à tarde, 16 horas, sob uma temperatura média de 36 graus, com sensação térmica em torno de 40 graus.

JOGOS

  • Dia 15 Janeiro: Grêmio Desportivo Prudente 2 x 0 São José
  • Dia 19 Janeiro: Ituano 3 x 2 Grêmio Prudente
  • Dia 22 Janeiro: Grêmio Prudente 0 x 1 São Bento
  • Dia 25 Janeiro: XV Piracicaba 1 x 0 Grêmio Prudente
  • Dia 29 Janeiro: Grêmio Prudente 2 x 2 Primavera
  • Dia 02 Fevereiro: Oeste 0 x 3 Grêmio Prudente
  • Dia 05 Fevereiro: Capivariano 0 x 1 Grêmio Prudente
  • Dia 08 Fevereiro: Grêmio Prudente 2 x 2 Votuporanguense
  • Dia 12 Fevereiro: Portuguesa Santista 0 x 2 Grêmio Prudente
  • Dia 15 Fevereiro: Grêmio Prudente 2 x 1 Linense
  • Dia 19 Fevereiro: Juventus 1 x 1 Grêmio Prudente
  • Dia 22 Fevereiro: Grêmio Prudente 1 x 2 Taubaté
  • Dia 26 Fevereiro: Rio Claro 0 x 0 Grêmio Prudente
  • Dia 01 Março: Grêmio Prudente 0 x 0 Santo Andre
  • Dia 08 Março: Ferroviária 3 x 1 Grêmio Prudente

OBSERVAÇÃO: FICAMOS FORA POR APENAS 1 PONTO.

   Nas reapresentações optávamos por uma atividade em piscina (aquecida, em algumas ocasiões, e natural, em outras) devido a disponibilidade dos locais das mesmas, onde era realizado um Polo Aquático como atividade lúdica e também como uma atividade sem impactos para as articulações e músculos, mas atendendo bem o quesito metabólico, pois, como relatado acima, nossas chegadas eram sempre na madrugada de quinta-feira, com jogo já no sábado à tarde.

   A cada semana programamos pelo menos uma sessão de FORÇA na academia, seguido de uma sessão em campo reduzido em ritmo muito intenso (Transferência Metabólica) sempre diversificada, comandada pelo assistente técnico Rafael Ferro.

   Diariamente executávamos um pré-treino composto por Core, Estabilizações Articulares, exercícios rotacionais e variações de movimentos com pesos livres e borrachas, simulando ações corporais em campo.


   Todas as sessões de treinamentos Físico, Técnico-Tático eram monitoradas por GPS e então analisávamos suas métricas que, no quesito volume total, sempre eram estipuladas previamente quando do final de cada semana, atendendo uma análise da Fisiologia em relação aos dias a serem trabalhados, desempenho e desgaste dos atletas nos jogos, sua recuperação e padrão de força mantido (análise na plataforma de saltos pelo menos 2 vezes a cada semana). Esses valores, em algumas ocasiões, eram alterados, atendendo uma necessidade racional em relação à segurança e desempenho.

   Também realizávamos, sempre nas reapresentações e demais sessões de treino semanais, uma análise Termográfica, sendo um método não invasivo que capta o calor emitido pelo corpo, indicando o local exato de um processo inflamatório.

   Agindo assim, podíamos acompanhar o desgaste físico dos atletas e atuar preventivamente junto à fisioterapia no sentido de minimizar lesões, alterando o programa de treino dos atletas.


Clique no link abaixo para conferir o Relatório Final Completo de nossa maratona no Campeonato Paulista Série A2 2025:

RELATÓRIO FINAL COMPLETO


Prof. Walter Grassmann


Inscreva-se em nosso canal no YouTube, siga-nos no Instagram e curta a página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e receber em primeira mão os próximos vídeos e postagens!